Logo Pequeno Buda

Sobre Nós

Ico Historia

História

A ideia de criar este projeto surgiu numa viagem à Índia em 2014. No ano seguinte “O Pequeno Buda” já estava a ganhar vida. Em 2015 um dos melhores colégios de Portugal, aceitou o desafio de ser a escola piloto e em 2016 foram criadas várias parcerias com escolas, colégios internacionais, externatos e com a associação João de Deus. 

Em 2017, a pedido de muita gente, começamos a facultar formações abertas ao público em geral. Entre o Porto, Lisboa e Algarve, as formações têm tido sempre lotação esgotada. 

Estima-se que através do nosso programa a meditação tenha chegado a mais de 10.000 crianças!

Ico Projeto

O Projecto

O programa “O Pequeno Buda” consiste em trazer técnicas de meditação / mindfulness para a sala de aula. Através destes exercícios bastantes simples os alunos ficam mais calmos, mais atentos e com melhores resultados. É importante salientar que estas práticas não têm qualquer vínculo com religiões ou tradições, são exercícios meramente humanos que servem para o desenvolvimento natural de todos.

O programa destina-se a todas as crianças a partir da 1ª classe (5 anos) e vai até aos mais crescidos. A nossa equipa forma os professores para que assim eles possam aplicar os exercícios em sala de aula.

Regularmente fazemos visitas às escolas com que temos parcerias de moda a certificarmos-nos que está tudo a correr bem.

Tanto as crianças como os professores têm vindo a receber com muito entusiasmo O Pequeno Buda nas suas salas de aula.

Ico Testemunho

“Fico feliz por saber que a escola do meu filho aderiu ao programa “O Pequeno Buda”, ficamos todos a ganhar com isso”.

Pai de uma Criança

Ico Missao

Missão

A nossa missão é que as técnicas de meditação/mindfulness possam chegar às crianças, sobretudo nas escolas, em contexto sala de aula. Queremos que estas sessões façam parte do dia a dia das crianças com o objectivo de lhes proporcionar um crescimento natural e holistico. Salvemos a educação, salvemos as crianças, salvemos o planeta!

Ico Visao

Visão

Participar na evolução do sistema educativo de modo a que este favoreça o crescimento natural das crianças e que assim elas possam viver num mundo melhor.

Ico Testemunho

“A pedido dos alunos fazemos a Meditação antes dos testes, eles tem necessidade de relaxarem e se concentrarem. É muito bom!

Professora do 5º ano

Ico Desafio

Desafio

Um dos maiores problemas dos alunos é a falta de concentração. Como consequência, alguns acabam por sentir ansiedade, frustração e baixa auto estima, que muitas vezes levam à medicação. Parte desta ansiedade deve-se ao ritmo de vida acelerado que lhes é imposto, à imensa carga de matéria, avaliações, TPC, elevada carga horária e o excesso de estímulos da era digital.

É aqui que o nosso programa entra em ação. Não vamos fazer desaparecer os elementos causadores de stress, mas vamos ensinar aos alunos uma técnica holística e natural que lhes vai permitir fazer uma melhor gestão intelectual e emocional.

Ao fazerem o “Quiet Time”, nome que demos às técnicas de meditação e relaxamento na aula, os alunos eliminam a ansiedade do momento presente. Ficam mais calmos e mais focados, mais empáticos entre si e em relação ao professor, o que leva a um aumento da satisfação pessoal, produtividade e aproveitamento.

Equipa

A equipa do Pequeno Buda é composta por “embaixadores” que representam o projecto e trabalham na área da educação consciente.

Fundador do projecto
Professor de Yoga

Lisboa

Psicologo
(ISPA Mestrado Psicologia)

Lisboa

Professora em IPSS e Professora de Yoga para crianças

Lisboa

Artista e Professor
de Yoga

Algarve

Psicóloga

Setúbal

Professora

Lisboa

Livro o Pequeno Buda

Livro Pequeno Buda

O livro o Pequeno Buda escrito por Tomás Mello Breyner e editado pela Penguim Random House / Arena, lançado a 8 de Setembro de 2016 fala-nos sobre a importância de ensinar meditação às crianças. É uma obra de elevada importância nos dias de hoje uma vez que nos fala de um tema cada vez mais delicado.

O autor do livro começa por explicar quem é e como chegou até aqui para depois então nos vir falar sobre a meditação em si e mais especificamente a meditação para crianças. É um livro destinado aos adultos, principalmente pais e professores. Inserido na obra estão também vários exercícios que permitem assim ao leitor colocá-los em prática.

O livro está a venda nas grandes livrarias, FNACCTT, WOOk, Supermercados.

“Tenho um sentimento muito bom quando faço a meditação, porque sinto-me mais relaxado e posso descansar”.

Aluno do 4ºano

Contacto

geral@opequenobuda.pt

Tomás Mello Breyner

Fundador

Tomás Mello Breyner nasceu em Portugal a 15 de Dezembro de 1988. A sua vida mudou quando foi viver para Nova Iorque e se dedicou por completo ao estudo e à pratica de Yoga. Desde então Tomás tem viajado pelo mundo em busca de conhecimento sobre a arte de viver.

É na India onde passa mais tempo, e é lá que perto dos grandes mestres aprende tanto yoga como meditação. Hoje é certificado pela Yoga Alliance com 500 horas de treino e tem o seu próprio estúdio de Yoga na Comporta, Portugal.

Tomás é um sonhador, aventureiro e apaixonado pela vida. Para ele cada dia deve ser vivido como se fosse o último.

Foram estas características que o levaram a criar o projecto “O Pequeno Buda”. Em 2017 escreveu o seu primeiro livro sobre a necessidade de ensinar meditação aos mais novos e foi convidado para falar no evento TEDx ISTAlameda.

www.tomasmellobreyner.com

Diogo Meneses

Psicologo

Diogo Calado Urban de Meneses nasceu em Portugal, dia 13 de Abril de 1988. Além da meditação, têm uma grande paixão pelas artes, como o teatro, a escrita e a pintura, tendo já dinamizado diversos atliers de expressão artística com crianças de várias idades. Gosta de actividades ao ar livre que lhe proporcionem contacto com a natureza, tal como surf e a escalada. É professor de surf desde 2010.

Tirou uma Licenciatura em Psicologia no ISPA – Instituto Universitário, o interesse pela educação, levou-o a escolher o Mestrado em Psicologia Educacional. Têm uma formação em Meditação para Crianças, uma formação em Terapia Ocupacional pelas Artes e um Curso de Escrita Criativa. Afirma que em todos os momentos da vida existem ínumeras oportunidades de aprendizagem sobre  o mundo e sobre nós mesmos, principalmente, se estivermos  ao redor de crianças.

O Diogo acredita que a escola é um reflexo da sociedade. Um local onde se estabelecem várias relações interpessoais, onde exploramos e construímos importantes elementos da nossa identidade pessoal e social. Por esse motivo, defende que uma educação integral, a par de investir no desenvolvimento intelectual das crianças, deve também priorizar o seu desenvolvimento sócio-emocional, elementos que se influênciam mutuamente e que são imprescindíveis à aprendizagem. Como tal, crê ser necessário criar condições, que  tal como o projecto “Pequeno Buda”, suportem as crianças na construção de competências cognitivas, comportamentais e sócio-emocionais, necessárias no seu dia-a-dia.

Desta forma, estaremos não só a facilitar a aprendizagem e a assegurar o bem estar psicológico, emocional e social das nossas crianças, como também as estaremos a ajudar a contribuir de forma positiva, para um futuro melhor e mais consciente da nossa sociedade.

Raquel Canhão

Professora

Raquel Canhão Nasceu em Lisboa a 17 de Março de 1978.
Pratica Yoga c/ consciência desde 2012 e desde então o Yoga tornou-se parte integrante na sua vida como mãe, mulher e professora.

Trabalha há dezanove anos com crianças de creche, pré-escolar e necessidades educativas especiais.

Para além disto é professora de Yoga para crianças certificada pela escola SunShine Yoga, formação no projecto “O Pequeno Buda” de Tomás de Mello Breyner e curso de instrutora de Yoga certificada pela Yoga Aliance 200 horas de treino.

Raquel é criativa, intuitiva, alegre, amorosa e respira o mundo infantil de corpo e alma.

Tiago Jesus

Artista e Professor

Nasceu em Lisboa e desde cedo foi notória a sua ligação ao Mundo das Artes.

Formou-se e lecionou durante 11 anos no ensino público, no contexto artístico, tendo paralelamente aprofundado e consolidado a sua vertente de ceramista.

O Yoga e o Ayurveda acabam por se cruzar naturalmente com a vertente artística e hoje em dia, a viver na Natureza e de forma orgânica, vai trilhando o seu caminho profissional e de desenvolvimento espiritual nas áreas do Yoga para adultos (Hatha Yoga Clássico), Yoga e meditação para crianças, massagem Ayurveda e cerâmica artística.

Atualmente desenvolve ainda um projeto que envolve a cerâmica, as Mandalas e a Geometria Sagrada.

Patrícia Herdeiro

Nasceu em Lisboa a 17 de Março de 1995. Artista de alma e eterna exploradora do Ser, vive inspirada pela beleza e mistérios da Natureza. Apaixonada pela essência viva da Criança, tem trabalhado com os pequenos filhos da Terra durante os últimos 4 anos.

Aos 17 anos conheceu o yoga e a meditação que foi um ponto de viragem na sua vida. Desde então que vê a vida como uma infinita viagem de autoconhecimento e procura servir a Terra e seus habitantes através dos seus dons e talentos para o elevar da Consciência Humana.

Estudou Psicologia na Universidade de Lisboa, tendo terminado a licenciatura em 2017. Foi durante a Universidade que começou o interesse pela Educação e Pedagogia e a vontade de trabalhar com crianças. Patrícia acredita que as crianças são os nossos maiores maestros e que como adultos o nosso papel é regar as crianças com Amor e dar-lhes suporte para poderem explorar-se de forma segura e harmoniosa com o Todo.

No seu percurso foi voluntária em diferentes Projetos Educativos, sendo que o mais recente e onde sente que aprendeu mais foi o Raízes, escola de Educação Viva, Familiar e Ecopedagogia. Faz também parte do projeto Crianças da Terra no SerVivo, na Arrábida, onde dinamiza a TeCri, um campo de férias que dá oportunidade às crianças de estarem num espaço de liberdade e vivência comunitária em conexão com a Natureza.

Para além do seu trabalho com as crianças, nos últimos anos tem vindo a explorar a Arte como ferramenta terapêutica, meditativa, de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, e práticas Energéticas e Terapêuticas ligadas ao corpo e ao toque consciente, como o Reiki e a Massagem.

Atualmente vive no coração da Serra da Arrábida onde está a iniciar um projeto de Imersões na Natureza, inspirado na Ecoterapia, Ecologia Profunda e Mindfulness. Organiza anualmente o Ser Água, encontro dedicado à Consciência da Água e dinamiza Workshops tanto para adultos como crianças.

Joana Magno

Professora

Mulher, mãe da Diana, filha, irmã, amiga e companheira. Procura ver sempre o lado positivo da vida e descomplicar o que à primeira vista possa parecer complicado. É feliz, criativa, otimista, alegre, persistente e resiliente. Nasceu a 16 de março de 1980, na Lua Nova, no mês da primavera, por isso é apaixonada por crianças que são as flores da vida.

É praticante de yoga desde 2011, estudante e aprendiz de meditação desde 2014, incluindo esta prática diariamente na sua vida. Procura seguir o seu coração e orientar a sua vida integrando os princípios do Mindfulness no seu dia a dia. Busca aproveitar ao máximo o momento presente com curiosidade e sem julgamento. A partir do silêncio aprendeu a parar, a escutar a respiração e a abrandar o seu ritmo de vida, o que possibilitou um maior e melhor conhecimento de si própria, que depois se estende a uma maior compreensão e entendimento com os outros. Com a Parentalidade Consciente encontrou a oportunidade de desenvolver a relação mais importante da sua vida – com a sua filha – e transmitir a outras famílias, não só o que aprendeu, como tudo aquilo em que acredita.

De profissão é Professora de 1.º Ciclo, com mais de uma década no ensino. É Pós-Graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar, Facilitadora de Meditação para Crianças – “O Pequeno Buda”, Facilitadora de Desenvolvimento Consciente para Crianças e Jovens e Facilitadora de Parentalidade Consciente pela AdPC (Academia de Parentalidade Consciente). Tem formação em Mindfulness, Filosofia para Crianças,
Comunicação Não Violenta e é Fundadora do projeto Pais Conscientes, Crianças Felizes. (www.parentalidadeconsciente.com).

Dinamiza frequentemente Workshops, palestras e desenvolveu atividades nas duas edições do Festival Arte e Consciência, na 1.ª edição do Mini-Festival o Pequeno Buda, no Retiro “Até onde quer chegar” – Mindfulness e Liderança Pessoal e no Wanderlust.